terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Borras de café

03-02-1013

As borras de café normalmente vão para o lixo, o que é um autêntico desperdício, pois podem ser reaproveitadas na horta e no jardim.

Nós, após uma breve conversa com o dono do café aqui perto, temos borras todas as semanas… é fácil e sem qualquer custo!


Utilizações na horta e jardim:
As borras de café são ricas em azoto (nitrogénio), potássio e fósforo, o que as torna num ótimo fertilizante para as plantas. Podemos incorporá-las no solo das plantas ou diluí-las em água para criar um fertilizante líquido (diluir umas 100-150 gramas de borra em dez litros de água) ou, ainda, adicioná-las à compostagem para que possam enriquecer o nosso composto.
03-02-1013
As borras de café podem atuar como repelente de algumas pragas, tais como lesmas, caracóis e formigas. Devemos salpicar borras de café em torno das áreas infestadas. Ao que parece, uma solução muito concentrada de cafeína - 1 a 2%, pode matar 60% ou 95% dos caracóis e lesmas, respetivamente.
Para afastar gatos basta misturar um pouco de borras de café com um pouco de casca de laranja e espalhar pelo jardim/horta.
As borras de café incentivam o crescimento de cenouras e rabanetes. Antes de semear devemos misturar as sementes com borras de café secas. Assim, vamos nutrir o solo e o aroma do café vai ajudar a afastar pragas, o que aumentará a qualidade e quantidade da cultura.
Há plantas que gostam de solo ácido, tais como rosas, azáleas, rododendros, hortênsias e camélias. Ao adicionarmos as borras de café, estas vão melhorar a acidez natural e os nutrientes  do solo, o que agradará a estas plantas.

02-02-1013
Não nos podemos esquecer que as borras são bastante ácidas. Logo, dependendo do nosso tipo de solo, podemos ter de misturar cinza de madeira, folhas, palha ou serrim.
Outro aspeto que não podemos descuidar é que, como toda a matéria orgânica, as borras de café não devem ser muito usadas diretamente no solo, pois para se decompor usam componentes deste, tais como o azoto.
Por curiosidades, há outros usos para as borras de café aqui e aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...